Desactivar EGR

schematicA válvula de EGR – Exhaust Gas Recirculation, que, traduzindo à letra significa re-circulação dos gases do escape. Esta válvula visa reduzir as emissões de gases para auxiliar aos fabricantes a cumprir com as regras de emissões de gases, cada vez mais estritas, chamadas de Euro Emission Regulations.

 


Como a válvula funciona ?

  • A válvula EGR cria um ciclo de retorno dos gases do escape para a entrada de ar do motor, reaproveitando gases já queimados;
  • A válvula contém um dispositivo, controlado pelo ECU;
  • O ECU opera este dispositivo dependendo da exigência do motor, abrindo ou fechado gradualmente a válvula;
  • Existe um sensor que mede a quantidade de gases reaproveitado como uma medida de controlo.

Potenciais problemas causados pela válvula de EGR

Como a válvula funciona, constantemente, com gases queimados que, naturalmente, são gases “sujos”. Esta sujidade tende a acumular-se em depósitos de carbono à volta da área de operação da válvula, o que aumenta a probabilidade da válvula ficar presa em diferentes posições, muitas vezes, comprometendo o funcionamento normal do motor.

Quando se pretende atingir o desempenho máximo do motor, a válvula é fechada o que permite, com o ciclo fechado, a criação de pressão no turbo com o ar “limpo”.  Uma válvula de EGR defeituosa é capaz de criar, ou ficar presa em um ciclo completamente aberto o que pode causar perdas de desempenho e o aumento do consumo de combustível, visto que o turbo não é capaz de pressurizar nestas condições.

Uma válvula defeituosa acaba também, poluindo mais que uma válvula fechada.


Benefícios de desactivar o EGR

  1. Recuperação da potência do motor;
  2. Recuperação do consumo adequado do motor;
  3. Emissões mais limpas visto que, o EGR cria depósitos de carbono;
  4. Para os carros equipados com DPF (Diesel Particules Filter), previne que o mesmo fique entupido;
  5. Previne os custos para substituir a válvula em caso de falha, o que pode custar valores muito elevados.;
  6. Para países que não seguem regras Euro 5 ou Euro 6, as válvulas acabam danificando o motor, visto que, não existem condições (diesel, assistência) para manter a válvula a funcionar correctamente.