Caixas DSG

DSG é uma sigla patenteada pelo grupo Volkswagen que significa Direct Shift Gearbox, que são, basicamente, duas caixas manuais com discos separadores dentro do mesmo corpo que permite uma escolha de mudanças muito mais rápida. A caixa DSG são controladas eletronicamente por controladores Temic tendo as seguintes gerações disponíveis:

  • DQ200
  • DQ250
  • DQ380
  • DQ500
  • DQ511
  • DL501

O que posso alterar ?

Esta pergunta é comum, as vantagens da reprogramação da caixa são:

Limitador de Rotação

Nos veículos equipados com caixas DSG, o limitador de rotação deve ser alterado tanto no ECU como no controlador DSG para que surta efeito. A nossa reprogramação garante que o mesmo limite é inserido nos dois computadores para garantir uma maior janela de rotação.

Velocidade de Troca

O seleccionador de mudança pode ser reprogramado para aumentar a velocidade de trocas em até 20%. Maior velocidade de troca impacta imediatamente nos tempos de corrida.

Limitador de Torque

O controlador DSG tem um parametro de limite de torque interno. Sendo assim, mesmo que se reprograme o ECU para retirar mais torque, caso os números excedam o limitador da caixa, a potência será limitada pelo limitador da caixa DSG. Aumentando a limite da caixa, abre espaço para maiores ganhos de potência.

Launch Control

A maioria das caixas DSG, estando ou não activo, têm o módulo de launch control. Nestes casos somos capazes de activar ou desactivar e ainda, definir a rotação baseada com o pedido do cliente.